sábado, 10 de outubro de 2009

Surpresas durante a viagem...


Estou eu nesse exato momento em uma sala de embarque do aeroporto de Guarulhos aguardando o meu vôo,ao som de violão(tem um cara aguardando seu vôo dedilhando muito bem algumas músicas),então como entretenimento resolvi contar o que aconteceu até eu chegar aqui...Embarquei com 1 hora de atraso em Chapecó-SC,o que diminuiu minha permanência no aeroporto de Floripa,o qual,diga-se de passagem,é terrível para uma cidade tão maravilhosa como aquela...embarquei no avião que me trouxe até aqui ao lado de uma senhora muito elegante,daquelas que tu olha e percebe que já nasceu elegante,trouxe a finésse de berço,por mais que não tenha tido berço de ouro(não saberia informar isso,mas ela é dona de uma elegância nata) e como tenho a mania de puxar conversa com quem está ao meu lado,iniciei a viagem falando sobre o minimo de espaço entre as poltronas(só para não cair no velho chavão do "será que vai chover?",hehe).Ela relembrou do tempo em que viajar de avião era algo chique e de status,de maneira confortável e com várias opções de serviços de bordo...Demos continuidade a nossa conversa,descobri que ela era gaúcha,chamada Maria Ely,viúva,mora agora em SC,na praia,tem 3  filhos sendo uma médica em Campo Grande(seu destino final dessa viagem),se formou em psicologia,mas somente após os filhos estarem formados e...surpreenda-se,tem 82 anos!!!!!!Juro que sua aparência,vitalidade e destreza era de alguém de, no máximo 70 anos!!!Mas o que mais me surpreendi foi no momento em que ela me falou que faz trilhas e agora está aprendendo a remar!!!!Olha,se o espaço abaixo das poltronas não fosse ínfimo,juro que me esconderia lá embaixo,hehehe...essa  idosa com espírito de jovem me fez sentir uma jovem velha,afinal vivo uma vida quase 100% sedentária.A memória,a habilidade em tratar sobre assuntos variados,em falar dos conflitos da alma,da realidade do mundo me fez ficar fã dessa mulher...e pedir que eu chegue a essa idade assim como ela,de andar teso,viajando sozinha e carregando uma bagagem muito pesada,a qual ela fazia questão de carregar,sem a ajuda de ninguém,apesar de eu ter me oferecido para levá-la...Ao chegarmos em Guarulhos,cada uma foi para um portão de embarque,mas não sem nos despedirmos antes,como velhas conhecidas(eu sendo a velha,isso sim,hehehe)e desejando que haja um próximo encontro...ela se vai de andar reto em direção ao seu portão e fico a olhá-la e lembrar de tantas pessoas com menos idade que ela e com aparência de tão velha,outras tantas podendo aproveitar essa fase da vida em que ela passa e usa a velhice como bengala para ficar em casa,se queixando de dores,da vida e reclamando da idade...ou outras tantas que com 1/3 da idade dessa mulher ficam se queixando do dia-a-dia,entocados em seus apartamentos ou casas,esperando a vida passar,olhando a vida pela janela com medo de por o nariz p/ fora de seu mundinho pequeno,de sua alma pequena e se tornar alguém forte e lutador,ou apenas se tornar vivo...
Só peço que eu chegue aos meus 82 anos e que ao chegar lá tenha essa mesma vitalidade,força e brilho nos olhos como Maria Ely...olhos que tem sede de VIDA!!!!
E isso que minha viagem está apenas começando...

Um comentário:

Quem sou eu

Minha foto
"...Eu apenas queria que você soubesse Que aquela alegria ainda está comigo E que a minha ternura não ficou na estrada Não ficou no tempo presa na poeira Eu apenas queria que você soubesse Que esta menina hoje é uma mulher E que esta mulher é uma menina Que colheu seu fruto flor do seu carinho Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta Que hoje eu me gosto muito mais Porque me entendo muito mais também E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora É se respeitar na sua força e fé E se olhar bem fundo até o dedão do pé Eu apenas queira que você soubesse Que essa criança brinca nesta roda E não teme o corte de novas feridas Pois tem a saúde que aprendeu com a vida..." Eu Apenas Queria Que Você Soubesse (Gonzaguinha)