quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O Triunfo das Nulidades- Rui Barbosa





"De tanto ver triunfar as nulidades;

de tanto ver prosperar a desonra,

de tanto ver crescer a injustiça.

De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,

o homem chega a desanimar-se da virtude,

a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto"






Rui Barbosa,o qual viveu de 1849 a 1923, escreveu o texto acima...incrível o tao atual que ele é!
Resolvi postar esse texto devido a estar praticamente desanimada em manter uma certa virtude,em não rir da honra que tento preservar diariamente e tento não ter vergonha de ser honesta...porém pergunto: de que adianta tudo isso? De que adianta tentar fazer as coisas certas,de não ultrapassar o sinal vermelho,de dar a preferência a um idoso,de devolver o troco a mais que me foi dado?De que adianta tudo isso e mais um pouco se a vitória é dada àquele que forja,que frauda,que maltrata,que humilha,que ignora?Do que adianta lutar pelas coisas certas se aqueles que fazem ao contrário são parabenizados?
Será que o ditado que diz que o mundo é dos espertos não é a melhor filosofia a se seguir?
Não digo que sou o exemplo de virtude e de honestidade...porém todas as vezes que fiz algo incorreto fui julgada e condenada,cumprindo minha sentença...e como alguém que ja foi julgada(algumas vezes injustamente) me dou o direito de preguntar: Porque quem comete crimes grandes,hediondos e que prejudicam o seu semelhante muitas vezes saem vitoriosos,com sorriso nos lábios e deboche no olhar?Porque quem frauda ganha parabéns pela vitória em um determinado msn?
Estou nos dias de revolta,nos dias de Che Guevara como disse um amigo meu ontem,hehe.Sim,estou indignada com as injustiças que vejo no dia a dia,indignada com as cobranças àqueles que fazem seu serviço direito e o passar a mão sobre a cabeça daqueles que fazem corpo mole e não fazem o que lhe cabe.Indignada com a falta de reconhecimento tanto verbal quanto salarial aos merecedores e com o puxa-saquismo dos falsos.
Felizmente minha revolta é momentânea,não irei mudar minhas boas atitudes com a esperança de ser gratificada.Aguardo o dia em que os falsos,os maus,os injustos,os sacanas paguem de verdade o preço da justiça.
Eu pelo menos consigo por minha cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente,pois sei que dei o melhor de mim e da maneira correta, e que as vezes que não agi corretamente,paguei.Tenho esperança que esse texto de Rui Barbosa desatualize e que eu não precise vir daqui há um tempo dizer que tenho vergonha de ser honesta...
Ainda acredito em milagres...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
"...Eu apenas queria que você soubesse Que aquela alegria ainda está comigo E que a minha ternura não ficou na estrada Não ficou no tempo presa na poeira Eu apenas queria que você soubesse Que esta menina hoje é uma mulher E que esta mulher é uma menina Que colheu seu fruto flor do seu carinho Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta Que hoje eu me gosto muito mais Porque me entendo muito mais também E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora É se respeitar na sua força e fé E se olhar bem fundo até o dedão do pé Eu apenas queira que você soubesse Que essa criança brinca nesta roda E não teme o corte de novas feridas Pois tem a saúde que aprendeu com a vida..." Eu Apenas Queria Que Você Soubesse (Gonzaguinha)