domingo, 9 de agosto de 2009

Medo de que?


"The only thing we have to fear is fear itself ..."
(A única coisa que devemos temer é o próprio medo)Roosevelt

Ligado ao mais elementar instinto de sobrevivência de quaisquer animais (inclusive nós,animais racionais) o medo é um dos sentimentos mais poderosos que existem. Se, por um lado, ele nos impede de conquistar muitos de nossos desejos, por outro nos obriga a desenvolver o senso de cautela,de prudência, que é uma variante da razão.
Para algumas pessoas ele pode ser simplesmente o antônimo de coragem(que nos faz forte e destemidos),porém para aqueles que se consideram impetuosos,o medo se torna algo necessário e prudente.
O filósosfo Lucius Annaeus Sêneca dizia que “à esperança segue-se sempre o medo”,pois ambos caracterizam um espírito hesitante, preocupado na expectativa do futuro.Sêneca também dizia que “as feras fogem aos perigos que vêem, mas assim que fugiram recobram a segurança. Nós tanto nos torturamos com o futuro quanto com o passado. Muitos dos nossos bens acabam por ser nocivos: a memória reatualiza a tortura do medo, a previsão antecipa-a. Apenas com o presente ninguém pode ser infeliz!”
Estou tentando viver a felicidade do presente,tentando superar medos originados no passado e associados ao futuro...tentarei não sofrer por antecedência,analisando demais as situações e o futuro delas,como sempre fiz...vou tentar viver pura e simplesmente o presente,afinal como escutei uma vez quando falei que tinha medo de viver uma determinada situação(do que uma atitude minha nessa situação poderia acarretar): "O FUTURO É FEITO DE UM PRESENTE BEM VIVIDO".
O melhor lugar do mundo é o aqui e o agora...sem medos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
"...Eu apenas queria que você soubesse Que aquela alegria ainda está comigo E que a minha ternura não ficou na estrada Não ficou no tempo presa na poeira Eu apenas queria que você soubesse Que esta menina hoje é uma mulher E que esta mulher é uma menina Que colheu seu fruto flor do seu carinho Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta Que hoje eu me gosto muito mais Porque me entendo muito mais também E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora É se respeitar na sua força e fé E se olhar bem fundo até o dedão do pé Eu apenas queira que você soubesse Que essa criança brinca nesta roda E não teme o corte de novas feridas Pois tem a saúde que aprendeu com a vida..." Eu Apenas Queria Que Você Soubesse (Gonzaguinha)